Voltar para a Home Acessar lista de Convênios Formulário de Contato Área Restrita
Usuário: Senha:
Acesso a Newsletter/Jornal
     

Leia nossos informativos.
Sobre a Coopanest-CE

Primeira cooperativa médica do Ceará

 

A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (Coopanest-CE) se destaca por importantes marcos. Com fundação em 2 de fevereiro de 1987, é a primeira cooperativa de especialidade médica a ser criada no Ceará e a 6ª cooperativa de anestesiologistas instituída no Brasil.

 

O pioneirismo dos anestesiologistas cearenses na criação da Coopanest-CE teve papel importante na formação de outras cooperativas de especialidades médicas, como Ginecologia e Obstetrícia, Vascular, Neurocirurgia, Pediatria, Oftalmologia, Urologia, Endoscopia e Fisioterapia.

 

A fundação da Cooperativa, inicialmente Cooperativa dos Anestesistas do Ceará (Copace), ocorreu em assembléia, no Centro Médico Cearense. Na ocasião, com a presença de 28 anestesiologistas, foi eleito presidente o líder da iniciativa, o médico anestesiologista Oziel de Souza Lima.

 

As atividades se iniciaram em uma sala no Centro Médico Cearense, à Rua Pedro I, 997, no Centro de Fortaleza. Após dois anos de funcionamento, na segunda gestão de Oziel de Souza Lima, foi realizada a aquisição da primeira sede social, à Rua Tomás Acioly, 840, Sala 503, no bairro Dionísio Torres. Em agosto de 1992, na gestão de Antonio Olavo de Souza Magalhães, o crescimento das atividades demandou aumento do espaço físico e, com isso, foram adquiridas quatro salas à Rua João Carvalho, 800, Salas 808 a 811, no Edifício Talent Center, endereço atual da sede.

 

Com a criação da Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologia (Febracan), em 1989, mudou-se a razão social das Cooperativas da especialidade para Coopanest, seguida da sigla de cada Estado, no caso do Ceará, Coopanest-CE.

 

 

A Coopanest-CE hoje

 
Com 25 anos de atuação, a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (Coopanest-CE) congrega atualmente 370 anestesiologistas cooperados. A atuação da entidade se estende da capital, Fortaleza, aos municípios de Caucaia, Maranguape, Maracanaú e, na região do Cariri (interior do Estado), Barbalha e Juazeiro do Norte - onde há um escritório da Cooperativa.

 

 

Fatos Históricos

 
- 2 de fevereiro de 1987: Data da fundação, com 28 cooperados.

 

- Fevereiro de 1987: Celebração dos 2 primeiros contratos para plantões com a Sociedade de Assistência à Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Sameac) e Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

- 1988: Com um ano de atuação, o número de cooperados quase triplicou -passou de 28 para 75.

 

- Agosto de 1988: Aquisição da primeira sede, à Rua Tomás Acioly, 840, sl. 503.

 

- 1989: Mudança da razão social de Cooperativa dos Anestesistas do Ceará (Copace) para Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (Coopanest-CE) em razão da criação da Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologia (Febracan).

 

- Outubro de 1990: Realizada a campanha "Não me deixe só" na Semana do Dia do Anestesiologista, em conjunto com a Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (SAEC). Houve exposição, no Shopping Iguatemi, de simulação de um mini centro cirúrgico, com equipamentos para realização de anestesia.

 

- Agosto de 1992: Aquisição da nova sede da Coopanest-CE, à Rua João Carvalho, 800, sl. 807 a 811.

 

- Agosto de 2000: Ampliação da sede, com a aquisição de mais uma sala no 10º andar.

 

- Fevereiro de 2001: Atuação é estendida à Região Metropolitana de Fortaleza, no município de Caucaia (15 km de Fortaleza). 

 

- Abril de 2001: Realizada 1ª Jornada de Responsabilidade Civil dos Médicos.

 

- Setembro de 2001: Ampliação da sede, com a aquisição de mais uma sala no mesmo edifício e andar (sala dos cooperados).

 

- Outubro de 2002: Implantação de um novo sistema de informática e criação site da Coopanest-CE (www.coopanest-ce.com.br).

 

- Junho de 2003: Criação do Jornal da Anestesia, publicação impressa da entidade.

 

- Julho de 2003: Criação do cartão Coopanest-CE para parcerias e geração de vantagens para os cooperados.

 

- Agosto de 2003: Realização I Fórum de Discussão do Trabalho do Anestesiologista.

 

- Dezembro de 2003: Campanha de responsabilidade social, com arrecadação de latas de leite em pó que foram doadas à Casa do Menino Jesus.

 

- Março de 2004: Realização do planejamento estratégico, com definição da missão e visão de futuro da Coopanest-CE.

 

- Outubro de 2005: Realização do Projeto "Mitos e Verdades sobre Anestesia", com distribuição, no Shopping Iguatemi e North Shopping, de uma cartilha com perguntas e respostas sobre anestesia; criação regional da Coopanest-CE em Juazeiro do Norte (região do Cariri), inaugurada em janeiro de 2006.

 

- Fevereiro de 2006: Iniciado curso de aperfeiçoamento aos anestesiologistas da região do Cariri.

 

- Março de 2006: Implantação de sistema informatizado.

 

- 2007: Interiorização das ações da Cooperativa com o estabelecimento das primeiras parcerias junto a hospitais do interior do Ceará, em Barbalha: Hospital e Maternidade São Vicente, Hospital e Maternidade Santo Antonio e Hospital do Coração.

 

- Março de 2007: Criação do "Parabéns Cooperado", ocasião trimestral de celebração dos aniversariantes.

 

- Outubro de 2007: Realizada a Semana do Anestesiologista, em comemoração ao Dia do Anestesiologista, 16 de outubro. Promovidos mutirões de cirurgias gratuitas de catarata congênita, tireoidectomia, colecistectomia e herniorrafia. A iniciativa beneficiou 80 pessoas, entre adultos e crianças. A programação da Semana também contou com uma jornada educativa na Praça dos Estressados (Av. Beira-Mar), em que os cooperados tiraram dúvidas da população sobre anestesia e distribuíram a cartilha "Mitos e Verdades sobre a Anestesia".

 

- Fevereiro de 2008: Implantação da auditoria médica com pioneirismo entre as cooperativas de especialidades médicas do Ceará.

 

- Maio de 2008: Aprimoramento do atendimento telefônico, com a instalação de nova central telefônica. O telefone da Coopanest-CE passou a ser (85) 3456.60.00

 
- Maio a outubro de 2008: Período de realização do Projeto Faça um Rosto Feliz - nova denominação do conjunto de iniciativas de promoção social desenvolvidas desde 2007 em celebração ao Dia do Anestesiologista (16 de outubro). Entre essas atividades, a Coopanest-CE realizou a segunda edição do mutirão de cirurgias que dá celeridade ao atendimento de  pacientes das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). O período do mutirão passou de um mês para seis meses, beneficiando mais pessoas: 105 pacientes. A jornada educativa também cresceu - além do estande na Praça dos Estressados (Av. Beira-Mar), contou com uma nova unidade na Praça do Ferreira (Centro). Na jornada, ocorrida em 15 e 16 de outubro, anestesiologistas deram orientações sobre a anestesia e auxiliares de enfermagem mediram a pressão arterial da população. Já em 12 de outubro, uma caminhada ecológica no Parque do Cocó reuniu pela primeira vez os cooperados e familiares num momento de valorização da responsabilidade ambiental.

 
- Setembro de 2008: Inaugurado escritório da Coopanest-CE no município de Juazeiro do Norte para dar suporte ao crescimento da atuação da entidade na Região do Cariri.

- 2008: Desenvolvimento e implantação de novo sistema informatizado, denominado Colméia, que proporciona melhor gerenciamento de dados referentes às atividades da Cooperativa.

- 2008: Entidade ultrapassa a marca de mais de 300 anestesiologistas cooperados.

- 2009: Treinamento dos públicos (público interno, cooperados e secretárias de cooperados) para a utilização do Sistema Informatizado Colmeia. Cada público recebeu orientações específicas dos recursos que lhe seriam úteis. Essa medida proporcionou êxito à capacitação.

- Maio a outubro de 2009: Realização, pela primeira vez, de um Curso de Informática Básica para os cooperados. O curso teve tanto sucesso que resultou numa segunda turma.

- Julho a outubro de 2009: Período de realização da terceira edição do Projeto Faça um Rosto Feliz. A jornada educativa mais que duplicou o alcance da prestação de serviços à população devido à ampliação da iniciativa para os municípios de Caucaia, Maranguape e Maracanaú, além da Fortaleza. Houve distribuição de 11.100 cartilhas "Mitos e Verdades Sobre a Anestesia" e realização de 1.500 testes de glicemia, além de medição de pressão arterial. Teve prosseguimento e mutirão de cirurgias que beneficia pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O destaque nesse ano foram as 28 cirurgias em traumato-ortopedia no hospital Instituto Dr. José Frota. O mutirão atuou em 70 cirurgias em crianças com catarata congênita, realizadas no Centro Avançado de Retina e Catarata. A ação ambiental focou a coleta seletiva e reciclagem de lixo, numa manhã de atividades do Parque do Cocó, com apoio da Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambú.

- Outubro de 2009: Homenagem aos cooperados que atuam como voluntários nos mutirões de cirurgia. A homenagem ocorreu emconfraternização que celebrou o Dia do Anestesiologista (16 de outubro).

- 2009: Criação de bonificação aos cooperados que mais realizam plantões. A bonificação é um incentivo à educação continuada, pois corresponde a inscrições para congressos médicos.

- 2009: Aprimoramento do atendimento da sede, com a implantação de gerenciamento eletrônico, mediante senhas.

- Maio de 2010: Elaboração do planejamento estratégico da entidade de modo participativo, num evento reunindo cooperados, diretores, gerentes e colaboradores. Houve redefinição da missão da cooperativa e a definição da visão 2013.

- Outubro de 2010: Realização do 1º Fórum Cooperativista da Coopanest-CE, iniciativa fruto do planejamento estratégico, que incrementou a programação em comemoração ao Dia do Anestesiologista (16 de outubro). O evento reuniu os cooperados no dia 20 de outubro e teve como palestrantes o consultor catarinense especialista em gestão de cooperativas, Frederico Zappi, e José Airton Boris Ponte, empresário da Óticas Boris.

- Outubro de 2010: Quarta edição do Projeto Faça um Rosto Feliz, ação de responsabilidade socioambiental da cooperativa. No mutirão de cirurgias, foram realizadas 33 cirurgias oftalmológicas beneficiando pacientes em fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) com procedimentos de glaucoma, estrabismo, retina, catarata em adultos, catarata pediátrica e ptose. Houve a parceira da Sociedade de Oftalmologia do Ceará (SOC) e a participação de seis clínicas oftalmológicas. A cooperativa também manteve o apoio ao Projeto Te Vejo na Escola, que promoveu 57 cirurgias de catarata pediátrica em 2010. A jornada educativa ocorreu na Praça do Ferreira, com profissionais orientando a população sobre anestesia e com a distribuição de 4.000 cartilhas "Mitos e Verdades Sobre a Anestesia", 800 verificações de pressão arterial e 500 testes de glicemia. A manhã de atividades de conscientização ambiental aconteceu no Espaço Colonial, incluindo uma oficina de reciclagem coordenada pela Escola Vila e momentos de bastante integração com a natureza e esportes de aventura.

 

- Outubro de 2010: Mutirão de cirurgias do Projeto Faça um Rosto Feliz bate a marca de 300 cirurgias realizadas. Entre 2007 e 2010, o total chega a 373 procedimentos beneficiando pacientes em fila de espera com operações em diversas especialidades médicas, como oftalmologia, traumato-ortopedia, urologia e cirurgia geral, entre outras.

 

- Fevereiro de 2011: Alcançada marca de 357 médicos anestesiologistas cooperados.

 

- Fevereiro de 2011: Inplantação de seguro de vida para cooperados e colaboradores.

 

- Abril a maio de 2011: Realização, pela primeira vez, do Curso Básico de Fotografia para cooperados.

 

- Outubro de 2011: Destaques das ações comemorativas pelo Dia do Anestesiologistas. Jornada Educativa foi realizada em Fortaleza (11 de outubro e, pela primeira vez, em Juazeiro do Norte (1º de outubro), com registros de 7.000 cartilhas "Mitos e verdades sobre anestesia" distribuídas, 1.000 testes de glicemia e 1.270 verificações de pressão arterial. Realização do II Fórum Cooperativista de Fortaleza (19 de outubro), com palestra do advogado e assessor jurídico da Federação Brasileira das Cooperativas dos Anestesiologistas (Febracan), Guilherme Krueger. Em Juazeiro, promoveu-se o I Fórum Cooperativista (1º de outubro), com ênfase no cooperativismo. A programação do mês foi concluída em 29 de outubro, com um passeio ecológico, de conscientização ambiental, ao Espaço Colonial, em Aquiraz.

 

- Novembro de 2011: Com pioneirismo entre as Coopanests, a cooperativa participou de um CBA (58º Congresso Brasileiro de Anestesiologia, em Fortaleza), com um estande divulgando as atividades da cooperativa.

 

- Novembro de 2011: Realização do 5º Encontro dos Contratantes da Coopanest-CE, que reuniu colaboradores da cooperativa e funcionários dos convênios, hospitais e clínicas parceiras.

 

- 2011: Impulso à interiorização para a Região do Cariri - duas novas parcerias com hospitais (cinco no total) e realização no município do I Fórum Cooperativista (1º de outubro) e da primeira Jornada Educativa (1º de outubro).

 

- 2011: Criação de grupo no Facebook "Coopanest 100%", destinado aos cooperados.

 
- Fevereiro de 2012: Coopanest-CE completa 25 anos.
Prolins.com.br